A ORAÇÃO DE JABEZ

Por Claudemir Schmidt (*)

Texto base: I Crônicas 4:9-10            

Jabez ao nascer teve um parto muito complicado, ele estava como diz a medicina dos dias de hoje com o corpo virado. As parteiras da sua época usavam o método de parto natural, se colocava acima do ventre da mulher e emburrava o bebê com toda força para fora.

            A cultura da época era que ao nascerem homens havia felicidade porque seriam valentes e defenderiam as famílias e suas terras. Ao contrário ao nascerem mulheres não havia essa felicidade, pelo fato de não lutarem e não defenderem seus territórios.

            Mas no caso de Jabez a situação é outra, com seu corpo virado, a parteira o empurra para fora do frente com toda sua força, com isso ele vai sair com ossos de pernas, braços quebrados. Jabez nasce doente, defeituoso, que no decorrer de sua vida vai ser chamado de AQUELE QUE FEZ A MÃE SOFRER. Esse era o nome de Jabez, quando alguém o via logo lembrava porque em seu corpo defeituoso era chamado de AQUELE QUE FEZ A MÃE SOFRER.

            Hoje a medicina chama isso de “síndrome pós-parto”, onde a mãe rejeita seu filho após o nascimento. A mãe de Jabez após sofrer com o parto, com dores, sofrimento, não se alegra em ver que aquele varão tinha defeitos e mais parecia um monstrinho que um ser humano.

Mas Deus é Deus, pega as coisas que não são para serem honradas e glorificadas. Jabez provavelmente era rejeitado por todos, inclusive por seus familiares. Jabez não tinha outro amigo a não ser o Deus todo Poderoso. Sua oração é simples mas muito tocante e profunda. É curta, breve, Deus ouve sua oração e Jabez vai sobressair a todos os seus familiares e o Senhor Deus lhe concede todos os seus pedidos. Analisando sua oração, podemos notar:

1)      ABENÇOA-ME

Jabez fala para Deus --- “Estou aqui – usa-me – abençoe-me – Eu me comprometo a ser um instrumento em suas mãos”. Abençoe-me que eu abençoarei a muitos.

A Bíblia mostra homens e mulheres que se deixar usar pelo Senhor. Um exemplo fantástico foi Abraão, o Senhor Deus disse para ele sair da sua terra e do meio da sua parentela e ir para uma terra que Deus lhe mostraria. Abraão obedeceu e Deus o abençoou.

O Senhor Deus precisa de nós. Deus precisa de homens e mulheres que Ele possa escrever a história da redenção através de suas vidas.

Por isso que Deus ama a José em detrimento aos seus irmãos!

Deus ama a Jacó em vez de Isaú!

Deus não odiou a Isaú e nem os irmãos de José, mas Deus prefere por causa do seu coração em se dispor a servir, em ser benção para outros.

Um grande exemplo de ser ABENÇOADOR é de Elizeu o profeta. Ao pedir a Elias porção dobrada do seu espírito, Elias em resposta ao seu  pedido muito pesado e de enorme responsabilidade. E de fato Elizeu foi um profeta que fez tudo em dobro que Elias. Um pesquisador disse que Elias fez 21 milagres e Elizeu 42 milagres – o dobro.

Ser abençoado por Deus é ser um instrumento de Deus para abençoar outros.

Ser usado por Deus é colher a hostilidade do mundo, porque você não é do mundo. É pagar o preço. É dizer: “Senhor eis me aqui... envia-me a mim”.

2)      MULTIPLICA AS MINHAS TERRAS:

Um pregador da teologia da prosperidade só vai focar na riqueza que Jabez recebeu do Senhor.  Esse pregador vai apresentes que Deus deu a Jabez muitas terras e alargou os seus terrenos.

Mas o que podemos entender é que Jabez não quer mais terras para se mostrar e dizer  que é rico, Jabez na verdade quer mais ENCARGO, ele quer diz: “estou aqui para servir”.

Olha Senhor Deus, aquela terra esta ali criando mato e o dono dela só quer especular com ela, olha aquelas outras ali Senhor, estão sem plantação, abandonadas, cheio de matos, suja, Senhor concede-me essas terras para que possa plantar, para que possa empregar pessoas, para que possa matar a fome de pessoas. Jabez quer mais trabalho, Jabez quer mais responsabilidades. Ele não quer ficar parado apenas, ele esta pedindo para Deus: “Me dê mais sarna pra eu me coçar!”.

Queridos é nessas horas que pessoas vão te procurar por ver a benção do Senhor na sua vida, você é luz, está iluminado pelo Senhor e você com seu exemplo poderá repassar essas bênçãos a eles, porque quem serve a Deus e experimenta o gozo do Senhor fica “viciado” em dar. Vai chegar um tempo que será derramado tanto em sua vida que você não mais emprestará você vai dar, porque é melhor dar do que receber!

3)      FICA COMIGO E LIVRA-ME DO MAL

Conheço um terapeuta muito profissional e inteligente, uma de suas teses é que não existe o mal, o que existe são pessoas traumatizadas pela forma com que foram criadas. Crianças que sofreram “booling” que traduzido significa ser humilhado por outros, violências sexuais na infância, violência morais, violências físicas, atrocidades que macularam a mente em sua tese é apenas traumas.

Eu discordo, o mal existe, quando Jesus termina sua oração que chamamos de Pai nosso, ele diz: “E livra-nos do mal”.

O mal é representado pelo “mal(igno)”! O mal existe e é uma dimensão do humano que é dominado pelo maligno. Tem seres humanos que matam, estupram, brigam, gente que tem sangue nos olhos. Olhemos para o Oriente Médio e especificando ao Estado Islâmico que degola suas vitimas sem dó, sem perdão, sem remorso, em nome de uma forma de governo de um Deus na sua ignorante interpretaçãoa que efetivamente se existisse não concordaria com tamanha violência e selvageria.

Tem seres humanos que são tão maus que são piores que centenas de demônios. Esse mal adentra famílias, o ódio que gera divisões, confusões, separações entre irmãos, pais, filhos. É tudo fruto do inferno, das atuações do maligno.

Jabez pede para o Senhor ficar com ele e pede para o Senhor o livrar do maligno (do mal).

Conta-se uma lenda que os ratos resolveram fazer uma assembleia geral por estarem cansados de serem comidos pelo gato. Na assembleia foi decidido que a melhor forma de se livrar do gato era pendurar um guizo no seu pescoço. Quando o gato se aproximasse eles ouviriam o som do guizo. Todos acharam a ideia maravilhosa e todos extasiados aprovaram. Ai surgiu o grande problema: Quem colocaria o guizo no pescoço do gato?

Eu posso ver Jabez dizendo: “Eu. Eu colocarei o guizo no pescoço do gato, porque Deus esta comigo e me livra de todo mal.”

Eu tomo como maior exemplo os meus líderes de célula, irmão Eduardo Lemes e sua esposa Bruna Lemes. O tempo todo chama para si o encargo, fica comigo Senhor, livra-me do mal e seguem em frente. Nas lutas, nas provas, Deus tem estado com eles e frutos dignos de arrependimento estão surgindo a cada dia. Tem sido fácil? Não! Mas eles tomaram uma posição de ser benção e consequentemente abençoar outras vidas.  

Deus não quer que você faça concessões com aquilo que tem recebido D’Ele. Não negocie com o que Deus lhe tem dado. Fique sempre em vigilância, o inimigo vosso adversário esta o tempo todo a espreita querendo tragar e fazer você pecar, essa é sua tarefa!

4)      LIVRA-ME DE DORES

Jabez não está pedindo a Deus que blinde sua vida impedindo e assim a dor não recaia sobre ele.

As dores podem vir de formas muito diferentes. Às vezes você se enrola com pessoas que não merecem sua atenção. É aquele namoro, é aquela sociedade com incrédulos e pecadores, é aquele cliente que não te paga e vive pedindo fiado de novo e você não sabe dizer não e fica enrolada, achando que um dia ele vai te pagar.

Lá no livro do Profeta Obadias ele nos fala de um ditado muito popular nos dias atuais: “O que é esse temporal todo em sua vida senão o resultado daquilo que você tem semeado – vento! – Porque o que planta vento colhe tempestades!

Que Deus nos livre do nosso orgulho, da nossa prepotência, do meu apego a minha zona de conforto, que Deus nos livre dos relacionamentos que insistimos em manter e que não nos leva a nada, só nos atrasa, que Deus nos livre da nossa teimosia, do nosso egoísmo, que Deus nos livre em manter negócios com pessoas que nunca deveria ter mantido.

Isso tudo vai minando nossas energias e nossas forças espirituais.

Hebreus 12:1 diz: “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta”.

Deixemos tudo o que nos embaraça ou nos atrapalham, os embaraços não são pecados, mas esse embaraço vai enroscando e enrolando nossas vidas e  inevitavelmente vai se tornar num breve tempo em pecado. Você vai deixando seguir aquela amizade infrutífera vai mantendo relacionamento profissional com pessoas pecadoras, envolvidas com seitas diabólicas, bêbados, incontinentes, desobedientes aos pais, amantes de si mesmos e dessa geração.  Vai chegar num momento que sua vida estará tão atolada no pecado que não conseguirá sair.

Aí não tem como Deus te usar e nem você ser benção, você se torna estéril no reino de Deus, porque está preso no pecado, sem a benção do Senhor.

Jabez nasceu doente, Jabez foi humilhado, é apenas 3 versículos do livro de I Crônicas 4: 9 ao10 que fala desse homem, mas hoje é lembrado por toda eternidade.

Jabez antes rejeitado, agora o mais respeitado da sua casa. Antes aleijado, monstro, zombado por todos de sua aldeia. Mas enquanto todos agiam depreciativamente com ele, ele vai encontrar no amor do Senhor a resposta para sua vida. Jabez vai ser o mais honrado de sua família. Imagine o que Jabez se tornou?

Jabez rompe e diz que Deus pode mudar sua vida e Deus ouviu sua oração

Jabez diz para o Senhor: “Conta comigo Deus, estou aqui, estende minhas terras, me abençoe, me livre do mal, me livre das dores”.

 E a Bíblia diz que DEUS ATENDEU seu pedido.

Que você tenha o mesmo espírito de Jabez e faça essa oração: CONTA COMIGO DEUS.

Que você possa pedir a Deus:  “Me dá sonhos – me dá mais ânimo, me guarde do mal e do maligno e me deixe neste mundo para combater essas trevas.

Deus não nos quer vivendo em embaraço.

Deus quer que tenhamos foco e que não o percamos.

Diga para o Senhor: “Senhor Jesus eu quero te servir”.  Eis me aqui. Usa-me!

(*) Uma mensagem de Claudemir Schimidt. Claudemir caminha como membro da Comunidade Restauração e Vida, é bacharel em Teologia pela Faculdade Betânia, Bacharel em Direito pela Unibrasil, Advogado pela OAB-Pr, Professor de Teologia. Casado e Pai de dois filhos.

 

Uma canção para você meditar e lembrar dessa Palavra, na voz da cantora Damares


contador

Newsletter

Assine a nossa newsletter: