Fundamentos de Fé: Lição 4 - Há Somente um Deus

UM DEUS VERDADEIRO:

Há mais de cinquenta passagens nas Escrituras que ensinam que há somente um Deus, e não há nenhum outro. Nenhuma outra verdade das Escrituras recebe mais relevância que a da Unicidade de Deus.

Em Deuteronômio 6:4 lemos: "Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR".

Isaías 44:8 diz: "Há outro Deus além de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça. "

Em 1 Timóteo 2:5, Paulo diz: "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. "

E em Tiago 2:19 lê-se: "Crês tu que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios , creem e tremem. "

Em casa você pode ainda consultar essas outras referências:

  • Isaías 37:20; 40:18; 43:10,12; 44:6, 8; 45:5, 15, 18 e 21, 22; 46:9, ;
  • Marcos 12:32;
  • 1 Coríntios 8:4;
  • Apocalipse 4:2.

Não há senão um Ser Supremo: um Deus.  Este ensino é a grande verdade e a grande mensagem do Antigo Testamento. Os Judeus tentaram apedrejar Jesus porque Ele afirmou Sua Divindade. Disseram: "Não é por boa obra que te apedrejamos, e, sim, por causa da blasfêmia, pois sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo." (João 10:33).

A verdade ensinada no Antigo Testamento jamais é contradita no Novo Testamento, mas é, antes, cumprida.

Quando se fala em "Pessoas" compondo divindade, isso violenta a absoluta Unicidade de Deus. Dividir Deus leva a muita confusão e contradição.

ELOHIM:

Elohim é uma palavra hebraica, cuja forma é plural, e significa "Deus" em nossas Bíblias. Os que acreditam que a divindade é formada por diversas pessoas argumentam que este termo significa a pluralidade de pessoas na Divindade. Para responder a isso vamos citar o Dicionário Bíblico de Smith:

"A forma plural de Elohim tem ocasionado muita discussão. A ideia imaginosa de que ela se refira à diversas  Pessoas na Divindade, dificilmente encontra hoje, quem a apoie entre os estudiosos. Ela é antes o que os gramáticos chamam de plural de majestade, ou denota a plenitude da força divina, a soma dos poderes manifestados por Deus."

A questão que surge é a seguinte: Por que os judeus, sabendo que Elohim era plural, apegam-se tão tenazmente à Unicidade de Deus?

Elohim refere-se a Cristo nas seguintes passagens das Escrituras:

  • Zacarias 11:4, 12-13:  Elohim foi vendido por trinta moedas de prata.
  • Zacarias 14:5 Elohim está voltando como Rei.
  • Zacarias 12:10: Elohim foi transpassado no Calvário.

O verdadeiro significado de Elohim é uma pluralidade de atributos e poderes.

Note esses exemplos bem práticos: quando falamos com um Juiz, o chamamos de Vossa Excelência (vossa é a segunda pessoa do plural), mas é apenas um Juiz. Ou quando nos dirigimos a um rei, o chamamos de Vossa Majestade, embora seja um rei. 

DEUS É ESPÍRITO

João 4:24: "Deus é Espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. "

A mulher Samaritana, indagou: "Onde Deus pode ser encontrado? Sobre o Monte Sião ou sobre o Monte Gerizim?" A esta questão, Jesus respondeu que Deus não pode ficar confinado a um lugar qualquer.

Atos 7:48, 49: "Entretanto, não habita o Altíssimo em casas feitas por mãos humanas; como diz o profeta: O céu é o meu trono, e p terra o estrado de meus pés, que casa me edificareis ... ?"

1 Reis 8:27: "Eis que os céus, e até os céus dos céus, não te podem conter ... " .

Deus deve ser adorado em espírito, distinto do lugar, da forma ou de qualquer outra limitação dos sentidos; e em verdade, distinto de faltas concepções e ensinos errôneos.

Estude cuidadosamente 1 Coríntios 2:6-16. Não podemos compreender ou conhecer a Deus a não ser com a direção e ajuda de Seu Espírito:

DEUS É INVISÍVEL: O Espírito Eterno não pode ser visto senão em Jesus Cristo.

  • Êxodo 33:20: "E acrescentou: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá."
  • João 1: 18: "Ninguém jamais viu a Deus. "
  • Lucas 24:39: " .. .porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. "
  • Colossenses 1: 15: "Ele é a imagem do Deus invisível... "
  • 1 Timóteo 1: 17: "Assim o Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos".

 

A PROIBIÇÃO DAS IMAGENS:

 

As imagens eram proibidas por que: (1) Ninguém viu a Deus; (2) Nada na terra pode ser semelhante a Ele.

Referências: Deuteronômio 4:15-23; Isaías 40:25; Êxodo 20:4.

Jesus Cristo é a imagem expressa de sua pessoa. Lemos em Hebreus 1 :3: "Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as causas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas". Assim é que Deus somente pode ser visto na face de Jesus.

AS EXPRESSÕES ANTROPOMÓRFICAS:

Fala-se de Deus como tendo mãos, pés, braços, olhos e ouvidos. Ele vê, sente, caminha e etc. Tais expressões em relação ao Pai, o Espírito Eterno, são para serem entendidas apenas no sentido de expressões humanas, usadas a fim de trazerem o infinito para a compreensão do finito. Apenas através de expressões humanas, podemos entender Deus.

Entretanto, temos tudo isto em Cristo. O homem é corpo, alma e espírito, mas ele é apenas um homem. Do mesmo modo Deus tem se manifestado a nós como o Pai, e então, na carne, como o Filho, e agora no poder de Seu Espírito. Não são três Deuses, nem três pessoas - está é uma expressão contrária às Escrituras e não deve jamais ser usada em referência a Deus - mas um Deus em tripla manifestação.

Assim, em Cristo, Deus tem mãos, pés, braços, etc.. E vê, sente, caminha, etc.. Entretanto isto é exato apenas a respeito de Deus em Cristo Jesus, Deus manifestado em carne.

SUMÁRIO DESTA VERDADE:

  1. Fora da pessoa do Senhor Jesus Cristo, Deus, o Espírito Eterno é:
  2. Espírito
  3. Invisível
  4. Intangível
  5. Sem partes
  6. Sem corpo
  7. Isento de quaisquer limitações
  8. Apreendido não pelos sentidos, mas pela alma.
  9. Acima da percepção sensorial
  10. Um ser imaterial.

 

Deus Manifestado em Carne

 

Lemos em 1 Timóteo 3:16: “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória”.

O mistério da piedade é Deus manifestando-se a Si mesmo na carne (interessante: o ministério da iniquidade é a carne (o ser humano) tentando ser deus).

João 1:1-4, 14 e 18: 1- No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.  2- Ele estava no princípio com Deus. 3- Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.  4- Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens... 14- E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade... 18- Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.

Na encarnação, Jesus possuía uma dupla natureza: divina e humana. Isso não gera duas pessoas nem duas personalidades. Como um ser humano Ele era o FILHO DE DEUS; como Deus, ele era o Pai. Isaías falou profeticamente de Jesus como Filho, da seguinte maneira: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. (Isaías 9:6).

Questões para Refletir:

  1. Nosso ensino hoje foi de que só existe um Deus (Espírito), revelado a nós em Jesus Cristo. Você conhece alguma religião que fala de outro ou mais deuses? Pelo que aprendemos hoje, o que Deus fala a respeito disso?
  2. Cite três versículos que estudamos que provam que existe um só Deus.
  3. O que quer dizer quando falamos que Jesus tem dupla natureza?
Deixe sua mensagem nos comentários ou envie mensagem para:
 

Comunidade Evangélica Restauração & Vida, Avenida Florianópolis, 1307 - Bairro do Cajurú - Curitiba - Paraná - CEP 82930-030, 41-3266-1447 (Pastor) gersonluizgl@hotmail.com



contador

Newsletter

Assine a nossa newsletter: