O Batismo nas Águas

Por Gerson Luiz Garcia de Lima 

O BATISMO NAS ÁGUAS

“Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus cristo, para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito, a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar”. Atos 2:38-39.

Uma das mais importantes ordenanças de Jesus para nós é o Batismo. Prova disso, é que dos quatro Evangelhos, todos falam sobre esse mandamento (Mateus 28.19; Marcos 16.16; Lucas 24.17 e João 3.5); ademais, o único livro histórico do Novo Testamento (Atos) menciona sucessivas vezes a prática do Batismo pelos Apóstolos de Jesus. Com isto, deve haver interesse de todos nós por esse assunto, pois o Batismo está incluído no Plano de Salvação (Marcos 16.16).

"Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;" (Efésios 4:5).

Há um batismo que tem dois elementos: água e espírito. A igreja batiza o convertido nas águas; Jesus Cristo batiza o crente com o Espírito Santo. As duas fases ou elementos são necessários para ser batizado no corpo.

A Palavra BATISMO vem do grego, "baptizo" que significa "molhar, mergulhar, imergir”. No batismo somos identificados com Cristo na morte e sepultamento (Romanos 6:3-4).

A FÓRMULA PARA SE BATIZAR

Jesus disse a um homem chamado Nicodemos que “Aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus” (João 3.5), e sabemos que o nascer da água é o batismo (1º Coríntios 10.1,2).

Jesus ensinou e ordenou que os discípulos ensinassem as pessoas e batizassem em NOME (singular) do Pai, do Filho, e do Espírito Santo (Mateus 28.19). A comissão de pregar culminaria com o batismo: Jesus mandou os discípulos pregar e batizar os que cressem afirmando que “... quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16.15,16). Ele ordenou seus discípulos que “em seu Nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados (batismo), em todas as nações” (Lucas 24.47).

Os Apóstolos obedeceram incondicionalmente à ordenança de Jesus sobre o Batismo. Eles batizaram os judeus (Atos 2.37-38), os samaritanos (Atos 8.14-16), os gentios (Atos 10 47-48) e os batistas (Atos 19.5). Observe nessas passagens que os apóstolos sempre batizavam os que criam “em Nome de Jesus Cristo”, porque compreenderam que O NOME (singular) do Pai, do Filho e do Espírito Santo mencionado em Mateus 28.19 é JESUS CRISTO, pois “em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4.12).

As passagens a seguir mostram sobre o NOME que é invocado no batismo nas águas no período dos Apóstolos: Atos 2.38; 4.12; 8:12-17, 10:47-48; Atos 19:5, 22:16, 1 Coríntios 1:13-15, além do texto em que Filipe tenha batizado o eunuco também em nome de Jesus pois assim ele fizera antes (veja Atos 8:12, 16 e 36-39).

Acima de tudo o batismo é uma maneira de expressarmos publicamente nossa identificação com a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus, que para nós significa: MORTE – Arrependimento; SEPULTAMENTO – Batismo; e RESSUREIÇÃO – a nova vida em Cristo Jesus – leia Romanos 6:3-11, 2 Coríntios 5:17, Gálatas 3:27,Colossenses 2:12,13.

TIPOS DE BATISMO

  • ASPERSÃO (borrifamento) É a pratica de chuviscar água em gotas sobre a pessoa  e é muito usada na Igreja Católica e em algumas igrejas protestantes tradicionais;
  • EFUSÃO (derramamento) É a pratica de jogar água sobre a pessoa usado na Igreja Tradicional
  • IMERSÃO (mergulhamento ) É a pratica correta e bíblica de afundar na água a pessoa usado Igreja Evangélica.

Destes três tipos de batismo o correto é o batismo por IMERSÃO pois a própria palavra BATISMO significa literalmente mergulhar ou imergir, ao examinarmos a bíblia em Marcos 1:9-11 notamos no verso 10 o seguinte “logo que Jesus saiu da água...” ora, ninguém poderá sair se não tivesse entrado na água , então cremos que Jesus “entrou” na água para ser batizado. Outra passagem que nos revela a maneira correta de se batizar é Romanos 6:4 “fomos pois SEPULTADOS com JESUS na morte pelo BATISMO...” Concluímos que a forma correta e bíblica para o batismo é a IMERSÃO.

Se você ainda não é batizado nas águas no nome glorioso de Jesus (Atos 4:12), decida-se hoje ainda e acerte com o seu pastor a data para isso: “E, agora, por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor” (Atos 22:16).

Não batizamos crianças

A condição para o Batismo é Arrependimento – Mateus 3:11 e Atos 2:38 e a criança não tem condições de fazer uma confissão de fé e nem arrepender-se. Por isso, adotamos a dedicação ao Senhor, isto é, apresentamos as crianças ao Senhor na Igreja, em agradecimento pois os filhos são Herança do Senhor (Salmo 127:3, Gênesis 33:5-4).

Jesus mesmo foi batizado quando tinha idade para isso, antes, quando criança, ele foi apresentado no templo (leiam Lucas 2:21-34 e Mateus 3:13-15)

Como realizar o Batismo

O batismo é administrado para quem tenha recebido Jesus Cristo como Salvador, tenha convertido ao Evangelho e tenha se arrependido – João 1:12 e 3:5; Atos 2:38, 8:12. É necessário também que seja um ato motivado pela Fé: Marcos 16:15; Atos 8:36-37 e 18:8.

O batismo nas águas não devia nunca ser administrado até que o candidato estivesse completamente arrependido (Atos 2:38), lembrando que, inicialmente, a pessoa é “tocada” em seu coração pela pregação da Palavra de Deus (Atos 2:36-38). No momento em que se arrepende, a pessoa é um candidato ao batismo nas águas e isso não se deve protelar (Atos 10:48; Atos 16:33; Atos 9: 18).

O batismo é realizado por imersão onde haja muitas águas. Isso não significa ser em rio ou mar. É em um lugar que possa submergir a pessoa: Mateus 3:16 diz-nos que Jesus "batizado, saiu logo da água"., concluindo-se que ele tinha entrado na água. João 3:23 nos diz que João batizou em Enom "porque havia ali muitas águas".

Jerusalém não tem nem um rio que corte a cidade. Durante a maior parte de sua história o abastecimento de água vinha da fonte intermitente de Guion, a oeste do vale de Cedron.  Nos tempos dos primeiros discípulos, havia em Jerusalém muitas piscinas públicas, como a piscina ou tanque de Siloé e a de Ezequias. Provavelmente os primeiros batismos cristãos foram realizados nestas piscinas ou tanques.

obviamente , o ministrante deve ser um cristão confesso de bom testemunho e que seja um obreiro reconhecido pela comunidade local ou com o aval da Igreja. Normalmente o pastor, presbítero ou missionário da igreja local.

Questões para Refletir (parte 1)

  1. O que significa a palavra “batismo”?
  2. Qual o nome que deve ser usado na hora do batismo e que foi praticado em todo a história da igreja primitiva, no livro de Atos dos Apóstolos?
  3. Quais os tipos de batismo? Qual é o correto e por quê?
  4. Qual o significado figurado do batismo para o cristão?
  5. Por que não batizamos crianças?
  6. Quais as condições pessoais para a pessoa ser batizada?
  7. Onde deve ser realizado o batismo?
  8. Quem pode administrar o batismo?

SAIBA MAIS: Leia o Estudo "A VERDADE BÍBLICA SOBRE O BATISMO EM NOME DE JESUS" de John Paterson no link A Verdade Bíblica Sobre O Batismo em Nome de Jesus.pdf (475,9 kB)

Deixe sua mensagem nos comentários ou envie mensagem para:

Comunidade Evangélica Restauração & Vida, Avenida Florianópolis, 1307 - Bairro do Cajurú - Curitiba - Paraná - CEP 82930-030, 41-3266-1447 (Pastor) gersonluizgl@hotmail.com


contador

Newsletter

Assine a nossa newsletter: