Dízimos e Ofertas

O Sacrifício que Deus aceita. (Detalhes que influenciam a bênção divina)

 Por Gerson Luiz Garcia de Lima - Comunidade Evangélica Restauração e Vida

INTRODUÇÃO:

 Falarei nesse assunto sobre O Sacrifício que Deus aceita, detalhes que influenciam a bênção divina.

Texto Base: Gênesis 4:3-9, versículos chaves 4:3-4.

- E aconteceu que ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.  E Abel também trouxe dos primogênitos de suas ovelhas, e da sua gordura. E atentou o Senhor para Abel e sua oferta". 

 Quando falamos sobre dízimo muitas e muitas são as opiniões em dois grandes grupos os que apóiam e os que não apóiam o ato de dar o Dízimo e as Ofertas.

  Não tenho a pretensão de esgotar o assunto, mas me posicionar e contribuir a favor do ato de praticar em Dízimo a casa do Senhor (a Igreja).

  No texto lido destaquei em negrito a diferença de atitude de Caim e de Abel, para que possamos entender a diferença em como Deus vê também nossa devoção.

1º - a Bíblia diz que: E aconteceu que ao cabo de dias, que Caim, ou seja, passado dias, Caim levou sua oferta ou sacrifício ao Senhor. O que tem isso demais? Tudo. A terra produziu o fruto de seu trabalho, mas ele não entregou de fato o melhor, entregou o que sobrou, e depois de algum tempo. Ele deu, mas não foi o melhor, não foi por adoração, foi por obrigação.

2º - com Abel foi diferente, ele trouxe dos primogênitos. Outras traduções trazem: E Abel trouxe do melhor de suas crias e das melhores partes deles uma oferta ao Senhor. O texto aqui é auto explicativo e você já deve estar na minha frente no pensamento. Sim, Abel teve seu ato de adoração aceito, pois colocou Deus em primeiro lugar.

 LIÇÕES QUE SE APRENDEM:

Dias desses aprendi uma lição sobre isso, que influenciou muito minha vida. Sai com um amigo e tivemos de ir ao banco. Ali, ele fez dois saques, o primeiro retirou uma parte e colocou num envelope e em seguida fez outro e guardou em sua carteira, e ficou muito feliz porque as notas do primeiro saque eram novinhas. Já tendo certeza do que ele fazia, perguntei-lhe mesmo assim o porquê ele fez aquilo. Ele disse: Colocar Deus em primeiro lugar é um ato que não passa despercebido pelo Senhor. Ele sabe quando é preterido ou quando realmente é posto em primeiro lugar. Isto foi numa sexta-feira. Na segunda seguinte ele me liga e diz que o faturamento de sua empresa cresceu R$ 10.000,00/mês com um cliente que começou a consumir mais.

Este mês aconteceu que estando o meu colega com o tanque de combustível baixo e bem no dia em que seus proventos caíram na conta corrente, ele poderia ter chego ao posto de gasolina próximo a sua casa, mas como estava sem dinheiro em espécie, teria de pagar com cartão, sabe o que ele fez? Foi a pé até um quiosque de banco 24 horas que ficava mais longe (umas 30 quadras de sua casa) para sacar primeiramente o dízimo e colocar no envelope, voltou a pé e só depois colocou combustível... Exagero?

Outro amigo meu, lançou um excelente produto no mercado. Dizimista fiel, ele passou por mês onde não saiu um pedido sequer. Ele disse: "Deus, como fazer para dizimar em sua casa este mês? Não tem nenhum pedido, nenhum faturamento." Nesse instante ele lembrou que embora nenhum pedido tenha sido faturado, ele e sua família, comeram, ele usou o carro, telefone, internet e pagou algumas contas. Ele calculou o valor de seu orçamento de saídas e disse "se eu paguei isso, o dinheiro veio de algum lugar, então, é desse valor que retirarei o dízimo". Ele arrumou algo para entregar no altar. Deus o honrou, usou alguém para falar-lhe coisas que eram respostas de assuntos que ele havia falado com Deus a sós. Dias passaram e parecia que nada tinha mudado, mas então numa sexta-feira, o telefone começa a tocar e tocou o dia inteiro de modo que num só dia ele angariou pedidos para todo o mês de produção. Este mês não tem sido diferente com ele estava com um pedido grande mas apenas para agosto, Deus honrou-o novamente, entrou pedido para junho, julho, agosto e só haverá condições de entrega após 20 de agosto. Toda sua capacidade de produção foi tomada.

Precisamos dar uma adoração extravagante para Deus, mas como provar isso se nas horas de sacrificar não nos dispomos?! Veja o que o dicionário ditcom nos informa sobre a Palavra SACRIFICAR:

sacrificar, do Lat. sacrificare: v. tr., oferecer à divindade em sacrifício, em holocausto; imolar como vítima; abandonar, renunciar voluntariamente a; sujeitar a perigos; tornar vítima (alguém ou alguma coisa) de um interesse, paixão, de um fim a realizar;  v. int.,  fazer sacrifícios por alguém;  v. refl., oferecer-se em sacrifício; consagrar-se inteiramente a alguém ou a uma idéia; tornar-se vítima.

Quando se fala de sacrifício, muitos não acham que o dinheiro faz parte. Mas olhe bem, quando alguém sacrificava no passado dava bois, cordeiros, novilhos e se a pessoa fosse pobre, dava uma pomba. Tudo isso eram seus bens sua propriedades, era a moeda de comércio da época. Quando dava, dava algo que lhe pesava no bolso. Jacó disse: ”De tudo quanto me deres certamente te darei o dízimo". GN. 28:22.

OS PAIS DA FÉ NOS ENSINAM COMO DAR O DÍZIMO E OFERTAR:

Abraão Creu no Senhor e isto lhe foi atribuído por justiça, tornando-se pai (pelo exemplo) daqueles que crêem: (Romanos 4:12) - E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, que tivera na incircuncisão.

Quando olhamos para a Bíblia, vemos no Pai Abraão um exemplo de dizimar com fé e por amor:

(Gên. 14:20) - E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

 Jacó seguiu o exemplo do avô:

(Gên. 28:22)- E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, é certo que te darei o dízimo.

PRIORIZANDO A DEUS:

Quando examinamos a Palavra de Deus, não com preguiça ou pensamentos pré-concebidos e já formados, podemos ser confrontados com a urgência de priorizar a Deus.

O texto áureo sobre o dízimo e ofertas, de Malaquias 3:8-12, passa despercebido para muitos hoje, porque já virou tema de debates e embates religiosos. Mas tentarei reacender a chama de vitória desse texto, espanando brevemente algumas observações sobre o mesmo.

Note:
  • Dízimos são primícias entregues à Deus por aqueles que o servem.
  • Deus tem sido o primeiro na sua vida? Para quem você tem dado as primícias, o melhor de sua vida? Qual o sua perspectiva quando recebe seu salário? As contas, os compromissos, o lazer: Está errado. O dizimista fiel separa primeiro as primícias para Deus e depois vem o resto (Buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas).
  • Você conquistou algo grande? A quem você primeiro compartilha? Sua família? Errado, primeiro é Deus e depois sua família. O melhor vai para Deus, primeiro. Fidelidade é questão séria.
  •  Muitos não dão o dízimo porque estão confortavelmente bem estabelecidos financeiramente e acham que o dízimo é algo que fazemos para "chamar a bênção financeira". Talvez não falem ou pensem assim conscientemente, mas agem de tal forma. Trazer o Dízimo e Ofertar é um ato de adoração, gratidão e amor. E como já aprendemos amar é dar mesmo sem receber em troca.
  • Muitos não dão o dízimo porque "Deus sabe que não podem", pois as coisas estão difíceis, aí estes esquecem que o dízimo é um ato de fé e envolve o sacrifício, termo qual trouxe a definição logo acima.
  • Muitos deixaram de dar o dízimo porque "não viram mudança", estes confundem requerer a promessa de Deus com barganhar com Deus. Podemos e devemos reclamar o cumprimento da promessa que Deus deu (e isso vale para qualquer promessa que ele tenha nos outorgado), mas jamais passar a fina linha para o lado da chantagem e barganha, pois "Deus não se deixa escarnecer";
DEUS ESTÁ COMPROMETIDO COM SUA PALAVRA:

 Em sua Palavra Deus diz: (Malaquias 3:10-12)

 - Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. - E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. - E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.

 Bem queridos, na Santa Palavra lemos Deus dizendo: (Jeremias 1:12) - E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la.

 Deus está comprometido com sua Palavra e Ele nos garante que ELE É FIEL: (II Timóteo 2:13) - Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.

 Sem manipular as palavras da Palavra de Deus: quando lemos no texto acima "FAZEI PROVA DE MIM SE EU NÃO VOS ABRIR AS PORTAS", o que devemos pensar? Que quem é fiel pode fazer prova d´Ele? Sim com toda certeza. Traga o dízimo e faça a prova. É esta a palavra de Deus, seja fiel nisto e faça prova com Deus.

 Alguns estão na minha frente no assunto de novo, e estão a pensar o que é ser fiel. O que o dicionário nos fala então? Vamos a ele: fiel, do Lat. fidele: adj. 2 gén., que cumpre aquilo a que se obriga; exato; certo, verídico; firme; leal; fig., que não furta; probo, honesto; pontual; perseverante; afeiçoado, sincero;

RECOMEÇO:

Alguém pode-se perguntar: "E agora, se eu deixei de ser dizimista, se sou mas não sou fiel, ou se nunca fui, o que será de mim?" Esta questão é bem levantada. Vamos a ela com a Palavra de Deus:

(Malaquias 3:8-9) "- Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. - Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação."

Entendo que aqui, nesse ponto, o povo não estava praticando o ato de Trazer o Dízimo e ofertas a Casa de Deus. Como Deus resolveu o problema?

Disse Ele: - Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa (vers. 10).

 Não existe outra coisa a fazer: penitências, renegociação etc.. Comece ou recomece agora mesmo e passe a ser-lhe fiel, passe a ser dizimista da casa de Deus.

Recorrendo novamente ao dicionário define-se dízimo como:

dízimo, do Lat. decimu: s. m., a décima parte; contribuição que se paga à Igreja e que consistia na décima parte dos frutos colhidos; adj., décimo.

Leia o que diz a Palavra de Deus em Provérbios 3:9 - "Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos"; neste texto entendemos que a somos chamados a honrar a Deus COM A PRIMEIRA PARTE. Sem dúvida, honrar a Deus é um ato de adoração, pois o dicionário define o termo honrar assim honrar: do Lat. honrare: v. tr., conferir honras a; enobrecer; distinguir; elevar, engrandecer. Esta definição está muito ligada ao termo louvar.

PERCEBENDO DETALHES DA PROMESSA:

Bem, ouvi uma estória interessante dias desses. Um circo estava no mesmo quarteirão de uma Igreja. O circo vivia cheio e a Igreja vazia. O pastor encontrou-se com o dono do circo e perguntou-lhe qual o segredo de manter sua tenda sempre cheia, ao que o circense respondeu: "Aqui vivemos a ilusão como se fosse verdade, mas pelo jeito em sua igreja, vocês vivem a verdade como se fosse ilusão".

Sempre que oro na Igreja sobre dízimos e ofertas, peço a Deus que haja uma diferença entre quem serve a Deus de quem não serve, entre quem é fiel de quem não é. Para quê? Para que a palavra de Deus se confirme sobre os fiéis. Não é bom para o Evangelho quando pessoas dizimistas vivem em uma condição precária. Mas o que acontece então? Por quê vemos pessoas que não dão o dízimo em condições melhores do que os que dizimam?

Já falamos acima um pouco sobre isso, mas vamos ao ponto: Deus não se agrada de de castigar alguém, mas tem sua lei de abençoar.

(Malaquias 3:16-18) - Então aqueles que temeram ao SENHOR falaram freqüentemente um ao outro; e o SENHOR atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o SENHOR, e para os que se lembraram do seu nome. - E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. - Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio;  entre o que serve a Deus, e o que não o serve.

Nós nos relacionamos com Deus apenas por intermédio da Fé. E de fato, sem Fé é impossível agradar a Deus. Então, muitas vezes Ele permite que enfrentemos situações difíceis para nos levar a utilizar os recursos da Fé. Veja então, que não é que o não-dizimista esteja em condição melhor do que o dizimista, mas que o dizimista não está utilizando os recursos que lhe foram outorgados.

É como se uma pessoa vivesse de aluguel e trabalhasse em um emprego ganhando R$ 300,00, sem carro vivendo numa condição de menos recursos do que outro que more em uma casa de 100 m2 e tem um carro ganhe R$ 2000,00. Não que o primeiro seja como ser humano inferior ao segundo mas, obviamente, que o segundo tem melhor padrão que o outro. Mas imagine também, que o segundo não tem herança e o primeiro tem como herança de uma Mansão e milhões de reais, guardados. Os motivos pelo qual o primeiro cidadão não ter usado seus recursos podem ser: ele não sabe da herança; ele não quer usar a herança; ou ele é negligente em reivindicar a herança.

O que quero dizer é que Deus não precisa pesar a mão sobre o não dizimista, mas Deus quer reforçar a bênção do dizimista, para isso o dizimista fiel, deve crer e apossar-se da bênção de Deus. Veja a dimensão disso sob o prisma do texto de Malaquias 3:10-12:

"E depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes": Aqui o Senhor nos autoriza a fazer prova d´Ele, ou seja, se após praticarmos o ato de dizimar e ofertar a bênção não acontecer, faça prova d´Ele. Pois a promessa aqui é de que a benção seria de tamanho a sequer ter onde guardar. Exagero? Nem um pouco, fale com quem inspirou a palavra, Deus. O que implica aqui é a abrangência da visão do dizimista fiel. Quando Deus chamou Abraão, de tempos em tempos ele renovava sobre Abraão A SUA VISÃO. Em duas dessas ocasiões o Senhor lhe disse:

(Gênesis 13:14-18) - E disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os teus olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o lado do norte, e do sul, e do oriente, e do ocidente;  - Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.  - E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se alguém puder contar o pó da terra, também a tua descendência será contada. - Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei. - E Abrão mudou as suas tendas, e foi, e habitou nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e edificou ali um altar ao SENHOR.

(Gênesis 15:5-6) - Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar.

E disse-lhe: Assim será a tua descendência. - E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça.

Deus estava, entre outras coisas, trabalhando na vida de Abraão, algo que está faltando muito ao povo de Deus, por causa da religiosidade e pela falta de conhecer a palavra de Deus, por medo ou negligência em apropriar-se dela: Deus trabalhava em Abraão sua PERSPECTIVA – VISÃO. Note as partes em negrito nos versículos. Sabe o que fez Abraão quando recebeu a promessa de Deus: Em Gen. 13 - Ele agiu, mudou as suas tendas para onde estava a promessa. Em Gen 15 - E creu ele no SENHOR, e foi atribuído isto por justiça.

- E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; Aqui é possível ver a bênção do Senhor. Tem gente que tem muitos recursos financeiros mas algo está errado: Sente-se que não há satisfação ou realização. Outros ainda há que tudo que fazem se desfaz do nada e sem explicação. Ganham e perdem tudo indelevelmente. Olhe para o dizimista fiel e consciente. Ele passa por problemas como os outros também, mas há uma diferença sensível e perceptível, uma bênção, uma proteção, um anjo que repreende o devorador. Ele pode ter poucos recursos até, mas parecem multiplicar-se em suas mãos. Não importa os outros não entenderem, mas a satisfação permeia sua vida. E o que faz o devorador? Destrói o fruto do trabalho. Nem sempre perdas abertas de dinheiro ou recursos, mas também uma inquietude que persiste: problemas que afetam a saúde, o relacionamento familiar, o desenvolvimento profissional. Entenda, não quero dizer que estes problemas sejam apenas causados pela falta do dízimo. Mas o fato de ser dizimista fiel atrai a promessa de Deus de REPREENDER O DEVORADOR, somente Ele pode faze-lo. Ainda tem o problema das dívidas. Deus não tem plano de ver seu povo com dívidas, com o nome prejudicado, e cabisbaixo pela vergonha que advém disso. É Claro que existem diversas implicações, mas ao tomar o compromisso de se tornar dizimista na Casa de Deus, você atrai  e confirma essa cobertura contra o devorador.

e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. O trabalho, o lar, o ministério... tudo será frutífero. É tão difícil remar, remar e remar, mas não sair do lugar. De investir recursos em projetos que não trazem retorno. A promessa de Deus é que nossos esforços não serão em vão. Reinvindique a Deus o cumprimento dessa promessa, nós já vimos anteriormente que Deus está comprometido com sua Palavra e nos autorizou a pó-lo á prova: “Provai e vede que o Senhor é bom.”

- E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.  A perspectiva correta no tocante ao dizimista fiel, são as pessoas reconhecerem nele a bênção do Senhor. O certo são as pessoas quererem saber o nosso segredo de vitória e não o dizimista fiel estar querendo aprender o segredo do ímpio.

SUA FÉ É VIVA OU É MORTA?

Tenho em mente que o segredo de Deus para a abundância é a própria abundância. Ele mesmo nos disse em Lucas 6 - 38   “dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”.  Quando agimos por fé, com interesse na obra do Senhor, inevitavelmente nos tornamos cooperadores da obra d´Ele, como dizimista e ofertantes fiéis, bem como outras atividades que a Igreja é chamada a fazer: evangelizar, testemunhar, orar, etc..

Paulo, o apóstolo, disse em I Coríntios 15:58: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” Certamente o ato de ser dizimista ou ofertante da casa de Deus, é uma obra.

Voltando a Abraão, vemos que ele foi chamado de pai da fé, porque agia por fé. Lemos em Hebreus 11:6 que “Sem fé é impossível agradar a Deus.” 

Já Tiago nos ensina em seu livro que as obras denunciam nossa fé, Tiago 2: - 17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. 18 Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. 20 Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? 21 Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? 22 Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. 23 E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. 24 Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. 25 E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho? 26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.

MOTIVADOS PELO AMOR: (Texto de apoio: João 12:3-8)

A mulher na casa de Simão o leproso, Maria, irmã de Marta, e tantos outras pessoas na Bíblia e por toda a história, inclusive nos dias de hoje, são exemplos de pessoas que demonstram pelo ofertar o melhor, até mesmo ao exagero, seu amor ao Senhor. Abraão não poupou sequer a Isaque, Davi recusou-se a "sacrificar sem sacrifício", e foi chamado "homem segundo o coração de Deus". E Deus honrou a cada um. Ele sempre permanece fiel, a Palavra da bênção já foi dada. Isso é amor profundo. Tomemos posse da promessa pela Fé.

Mateus 26-9-13: 6 E, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso, 7 Aproximou-se dele uma mulher com um vaso de alabastro, com ungüento de grande valor, e derramou-lho sobre a cabeça, quando ele estava assentado à mesa. 8 E os seus discípulos, vendo isto, indignaram-se, dizendo: Por que é este desperdício? 9 Pois este ungüento podia vender-se por grande preço, e dar-se o dinheiro aos pobres. 10 Jesus, porém, conhecendo isto, disse-lhes: Por que afligis esta mulher? pois praticou uma boa ação para comigo...  

Paulo, o apóstolo, falando sobre o amor em I Coríntios 13, culmina dizendo: “13   Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.”  O amor, por sua vez, cuida, protege e procura agradar o objeto de amor. Paulo, também disse em 2 Coríntios 9:7 “Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” 

A maior motivação para ser dizimista é agir por Amor a Deus e a sua obra. O amor nos motiva a fidelidade a Deus. Davi mesmo disse ISSO:" Mas o rei respondeu: — Obrigado, não aceito. Eu vou pagar tudo isso. Eu não vou oferecer ao SENHOR, meu Deus, sacrifícios que não me custaram nada...( Tradução Ling.Hoje 2 Samuel 24:24 ).

Chegamos ao final deste estudo sabendo não ter esgotado o tema, mas esperando ter contribuído para seu crescimento espiritual. Agora é com você. A decisão é sua. Seja um dizimista fiel na casa de Deus. Onde você coopera e recebe o alimento espiritual, deve ser o lugar onde você cumpre o ato de ser dizimista e ofertante fiel, apenas veja que deve ser uma Igreja cristã que esteja comprometida em estabelecer o Reino de Deus e fazer conhecido a salvação por Jesus Cristo, nosso Senhor. As bênçãos prometidas em Malaquias 3:10-12 serão verdades em sua vida.

Fique na Paz,

Pastor Gerson Luiz – Comunidade Restauração e Vida    

Deixe sua mensagem nos comentários ou envie mensagem para:
 
  • Comunidade Evangélica Restauração & Vida

    • Avenida Florianópolis, 1307 - Bairro do Cajurú - Curitiba - Paraná - CEP 82930-030 
    • 41-3266-1447 (Pastor) gersonluizgl@hotmail.com

 


contador

Newsletter

Assine a nossa newsletter: